terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Das mãos de papel...

Até hoje eu lembro da minha primeira memória como gente... eu não sei ao certo a idade, mas eu lembro de mim sentada no chão da sala, rodeada de papéis e com uma tesoura na mão. Eu recortava mãos. Eram bonecas de papel.

Ali, naquele chão foi o meu primeiro contato com alguma coisa que remetesse ao meu estado atual. Hoje eu desenho para viver. E agora a pouco deitada na minha cama me veio essa memória das mãos de papel. Dai vêm as lembranças dos primeiros desenhos, das meninas com as pernas triangulares que eu desenhava (nunca homem palito!).

E agora vejo... Desenho sempre meninas, não consigo desenhar meninos.

Não sei por que, mas eles não saem direito. Meninas não, são delicadas, traços leves, como as mãozinhas de papel. Pareciam luvas de noiva. Todas as meninas que eu desenho até hoje não tem par. Somente meninas, meninas e meninas. Quase nunca um homem. E nunca mulheres, sempre meninas. Dessas com traços meigos e bochechas rosadas.

Desenhei nessa minha vida, somente dois meninos. Um menino e um homem pra ser mais precisa. Eu fiz um homem, sozinha, e ele tinha lindas mãos delicadas, mas quando eu dei uma segunda olhada eu vi que ele na verdade não era um homem. Era um boneco, caricato praticamente. Tanto é que eu cheguei a costurar um boneco do desenho que eu fiz. A única peça minha que deixou de ser tinta pra ser tato. Ele saiu defeituoso, desde o papel, defeito de fábrica mesmo. Nunca sofri tanto com um desenho meu, tentei consertar até aonde dava, mas ele saiu errado.

Mas até hoje eu não desenho mãos bonitas, quanto as que eu recortava na tesoura.

Tenho dito.

Saudades da minha infância...

2 comentários:

Felipe disse...

Minhas memórias infantas são menos poéticas.

eu desenhava bolinhas com olhos grandes a la anime e dava a elas super poderes. hoho!

Mas as mãos sempre foram meu ponto fraco também, nunca(never ever) conseguia uma perfeição daquilo que considera perfeito.
;)

(Lindo texto, baby!)

Iara disse...

oi Xuxuuuuu!!!!
nao sei se voce reparou mais nao tem nada adicionado no meu brógui, pq nunca tive pacença de ler as regrinhas, mas eu te adiciono mais pra frente, tem q por o ivan tbm

Adorei os textos e acho q entendi bem a metáfora que você usou!!! hehehe muito esperta
Bejão