segunda-feira, 7 de junho de 2010

Obrigada.

Segundo o Aquinate, a misericórdia é causada em nós pelo sofrimento que percebemos no próximo. Ela nos leva a socorrer o que sofre, pois “a palavra misericórdia significa um coração comiserado pela miséria alheia”. Daí poder afirmar-se que o mal é causa da misericórdia. Observando-se o mundo criado com sua multidão de males materiais e espirituais pode-se e deve-se ter misericórdia em lugar de indignação e justiça vingadora.
Procurando meu nome no Google, eu encontrei poucas referências ao mesmo. Isso não é ruim, quer dizer que pelo menos toda a minha vida não está tão exposta na internet como eu pensava, eu sei que manter um blog e desabafar nele é uma maneira de expor um pedaço dela, mas ultimamente eu tenho me reservado a poucos difusores virtuais, vamos assim dizer.
Encontrei uma fórum no meio da procura do Google que estava em uma língua estranha, e usando o tradutor eu descobri que era finlandês. Ok. Eu não falo nada de finlandês, mas, a única palavra que me chamou a atenção foi a tradução do meu sobrenome, que se tornou: MISERICÓRDIA.
De repente, tudo fez sentido. Eu notei que muito da sensação que eu levo aqui dentro, essa dor, essa vontade louca de chorar é tristeza em relação às situações alheias que me rodeiam. Sempre estou triste por algum motivo, ora é comigo mesma, mas quase sempre é com os outros. De ver alguém passando por alguma situação difícil, de ver pobreza na rua, falta de consideração por quem já se amou, falsidades, fofocas... muita muita coisa mesmo.
Será que é isso que falta pra mim também? Será que o que eu carrego no meu nome é um pedido pro papai do céu pra minha própria pessoa também? Será que eu sei o que é realmente misericórdia?
Misericórdia deriva de uma junção de duas palavras latinas: miserere e cordis. A primeira é um verbo que indica "ter compaixão de". Compaixão implica sentir com o coração de alguém, ou seja, é a capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar- me de tal forma do seu coração que possa compreender o que se passa ali. A segunda palavra que deu origem ao vocábulo "misericórdia" é o substantivo cordis, que significa coração, compreendido como espaço onde brotam as emoções e sentimentos. Portanto misericórdia (miserere + cordis) significa literalmente "ter compaixão do coração", ou seja, aproximar meus sentimentos dos sentimentos de alguém, sentir "em sintonia".
Eu sempre perguntei pra Deus volta e meia o que ele gostaria que eu fizesse porque eu sempre me perco ou desvio do caminho, um caminho que as vezes eu mesma desconheço. Hoje eu estou um pouco mais aliviada, acho que Deus pode ter respondido isso no meu nome:
“Mari, tenha compaixão do coração.”
Pode deixar meu Deus, eu vou ter.

Um comentário:

Daiana Costa disse...

Hey hey!

Lembro de ti sim (: Namorada do Rodrigo (: Foi um prazer. Bom saber que a internet é sempre um bom ponto de encontro.

Gostei do Blog. (:

Logo mais nos vemos por aí. Grande beijo, te cuide. :*